Setor Juventude

Pastoral da Juventude é DivErSidade

A lei do conselho prevê que vários grupos juvenis estejam representados. A PJ é candidata no segmento “diversidade religiosa”. O histórico de sua atuação sempre foi no respeito e na construção conjunta com as diversidades dentro da Igreja Católica (no Setor Juventude), entre as igrejas Cristãs e com as outras denominações religiosas.

A partir do Concílio Vaticano II (1962-1965), ao repensar a sua missão e a sua relação com o mundo, a Igreja gerou uma nova autoconsciência de si, e uma atuação de amplas perspectivas para o trabalho pastoral. Lembramos de algumas características, conforme as Diretrizes para Ação Evangelizadora n.29:

- a concepção de Igreja comunidade, inserida no mundo, a serviço do Reino.

- o reencontro da consciência de uma Igreja toda e sempre missionária.

- a consciência de Igreja - Povo de Deus, ressaltando o papel dos/as leigos/as e a corresponsabilidade de todos pastores e fiéis na missão evangelizadora.

- a redescoberta da Igreja local.

- a valorização do mundo e de suas diversas realidades.

- a abertura ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso.

Todas estas características foram iluminadas e adaptadas pela Igreja na América Latina através das Conferências Gerais do Episcopado Latino Americano em Medellín (1968), Puebla (1979) e Aparecida (2007), revelando o rosto de uma Igreja profética e que assume a opção preferencial e evangélica pelos pobres e pelos/as jovens. A doutrina social da Igreja propõe leituras para traduzir a realidade mundial e os anseios da humanidade e servem de sustento para muitos grupos e organizações.

São muitos grupos de jovens de reflexão, teatro, música, dança, liturgia, oração, ação social, comunhão e partilha, espalhados por toda a cidade, que trabalham a partir destes marcos referenciais orientadores de nossa ação evangelizadora. Os grupos estão inseridos na comunidade e os/as jovens sempre estão em contato com os desafios da capital paulista que afetam diretamente a juventude, como educação, emprego, violência, cultura, lazer, esporte, (dentre outros), e propõe com criatividade e a partir do projeto do jovem Jesus, soluções concretas, criativas e inovadoras para que todos/as tenham mais vida!

Apoie esta ideia!

Conheça mais:

Ċ
Alex PJ,
19 de mai de 2009 05:24
Comments